Já se provou cientificamente que a leitura faz muito bem para o ser humano. A leitura retarda suas chances de desenvolver Alzheimeir, melhora sua memória, reduz o estresse, e o melhor de tudo, combate a depressão. (☺️) Além disso, ler te ajuda a escrever melhor, aguça o pensamento analítico e aumenta seu conhecimento. Você pode perder sua casa, o seu dinheiro, mas nunca ninguém poderá tirar seu conhecimento. Livros não são chatos, acredite. Existe livros para cada pessoa, livros sobre sexo, drogas, rock n’ roll, enfim, você só não achou o seu ainda.

Sugiro que você comece lendo sobre um assunto que gosta. E depois expanda seu universo. Aí está a verdadeira magia da literatura. A leitura te permite viajar pelo mundo, pelo tempo, para lugares que nunca existiram. Ela te permite ter aulas com os melhores professores. A literatura é a única universidade onde você pode aprender sobre felicidade com Aristóteles, sobre o mal com Hannah Arendt, e sobre a guerra com Sun Tzu.

Ler aumenta sua empatia. Quando você lê histórias da vida de mulheres mulçumanas, meninos afegãos, angolanos alforriados, você passa a ver todas essas pessoas como…”pessoas”. Gente como a gente. Você começa a enxergar a humanidade como uma família. Você percebe que os “outros” são como você. Você entra na vida de pessoas com as quais você nunca conviveu, e se identifica com o que existe de universal em toda vida humana: a dor, o amor, o ciúme, o medo, a inveja…

LEIA. Leia tudo que você puder. Faça carteirinha na biblioteca municipal, adquira centenas de livros. Presenteie seus amigos com livros. Pesquise sobre os autores, vá a sebos, leia livros que estão gratuitos na internet. E, se você quiser indicação sobre literatura, leia as minhas resenhas no site. Leia muito. Se tem um conselho que eu posso dar para quem quer mudar de vida é esse: LEIA MUITO! Os livros salvaram minha vida. Eles podem salvar a sua também.

Susete Pasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *