Você já ouviu o termo: flying monkeys?

Traduzido do inglês, “macacos voadores”, é um termo usada na psicologia pop para descrever pessoas que agem sob o comando de outra pessoa para controlar um indivíduo-alvo. Não é raro que portadores de uma personalidade narcisista façam uso do que a psicologia acabou chancelando pela designação de “macacos voadores”. O termo teve origem na trama de “O Mágico de Oz”, onde os macacos voadores faziam o trabalho sujo pela bruxa malvada da ficção. Macacos voadores são os Capangas do Narcisista.

Já passaste pela situação embaraçosa de encontrar na rua uma pessoa que é intermediária entre ti e o narcisista? Na vida real, eles podem surgir como vizinhos, irmãos, contatos da rede social, colegas de escola ou qualquer outro que tenha um vínculo pessoal com o narcisista. Tais pessoas, como já dito, acabam fazendo (voluntária ou involuntariamente) o trabalho sujo que atenda os objetivos do narcisista, mas pelo qual ele não pretende se expor.

Os macacos voadores são pessoas que o narcisista enganou, levando-as a acreditar que ele é a vítima e, convencendo-as a executar as suas ordens contra ti. Os macacos voadores são também utilizados em vigilância á distância, indo contar ao narcisista informações pessoais tuas, como por exemplo, com quem te encontraste, o que fizeste, aonde foste, o que vais fazer, etc.

Por esse motivo os macacos voadores se convertem em problema extra para as vítimas do narcisista, transformados que são numa extensão de seu poder e colocados à frente do processo para que ele consiga seus objetivos por via indireta. São bastante úteis no que toca à ligação do narcisista com suas vítimas, já que mais bem recebidos por elas do que ele próprio, que se tornou uma figura carimbada graças ao seu histórico de abusos. Alguns realmente o fazem por ignorância, enganados pelo narcisista que os domina, mas os estudos revelam que pessoas com tal perfil têm personalidade fraca para impor resistência a quem as coloque sob forte poder de influência, tornando-se moldáveis a quem se mostre inteligente o bastante para manipulá-las.

Os macacos voadores são utilizados especialmente pelo narcisista nas campanhas de difamação da tua pessoa. Os resultados práticos, emocionais e psicológicos das campanhas de difamação são horríveis e devastadoras a nível pessoal. Tenho certeza de que há muitas pessoas que cometeram suicídio porque se sentiram pressionadas por vários macacos voadores contra elas, fazendo-as sentirem-se tão invalidadas, tão sozinhas, e duvidando delas próprias que não conseguiram encontrar uma razão para continuar. Elas não encontraram uma saída, elas nem sabiam o que estava acontecendo. As consequências das ações dos macacos voadores podem ser muito sérias.

Abusam por procuração

O papel principal dos macacos voadores é, antes de mais, abuso por procuração. O abuso por procuração é quando o narcisista faz com que outras pessoas abusem de ti. Desta forma, o narcisista pode abusar de ti através dos macacos voadores sem que ele seja directamente implicado na situação.

Os macacos voadores vão fazer com que te sintas rejeitado, que não te sintas como uma boa pessoa, eles vão te envergonhar, talvez eles até te coloquem numa situação má, e aí eles vão dizer que o louco és tu, e coisas assim. Deste modo dá a impressão que o narcisista está isento de culpa, dando a impressão que ele nem sequer está envolvido nisto.

Existem dois tipos de macacos voadores:

Os Ingênuos
– Os Tóxicos

Macacos voadores ingênuos:

Os ingênuos são apenas pessoas que não fazem a menor ideia do que se passa. Eles não conseguem ver nem compreender o que está a acontecer. Os ingénuos não têm experiência pessoal do abuso narcisista pois nunca passaram por algo semelhante.

Macacos voadores tóxicos:

A segunda categoria de pessoas que podem tornar-se macacos voadores são as pessoas tóxicas. Estas pessoas não possuem limites pessoais. Eles adoram fofoca e drama. Eles são viciados neste tipo de coisas. Eles são pessoas sem integridade e em geral querem algo do narcisista. Eles também procuram status, elogios e favores. Eles estão dispostos a concordar e a fazer o que o narcisista quer porque eles também estão a ganhar algo em troca com a situação.

Como o narcisista recruta macacos voadores?

Normalmente, o que eles fazem é ir pela comunidade, falam com outros familiares ou contactam com pessoas tuas conhecidas, talvez até mesmo com colegas de trabalho ou mesmo um chefe.

 O que eles dizem de ti?

Eles vão espalhar a má língua que afinal quem é abusivo és tu ou que tu és simplesmente louco. Eles geralmente optam por uma das duas. Essencialmente eles vão projetar em ti, dizendo que afinal és tu que estás a fazer todas as coisas que eles estão fazendo para abusar de ti. Talvez até contatem com membros da tua família e tentem converter-los para a realidade do narcisista ou talvez isso já esteja a acontecer na tua família. Talvez o narcisista saiba que tu tens coragem para dizer a tua verdade às pessoas nas tuas relações mais próximas, no círculo de amigos, no trabalho, em família e na comunidade, e eles não querem que isso aconteça. Para que isso não aconteça eles vão tentar desacreditar-te para que as pessoas não tenham a certeza de quem está realmente dizendo a verdade. Por vezes na ânsia de te explicares e passar a tua verdade podes dar a impressão que afinal és tu que estás mentindo. O narcisista vai usar a pressão do grupo contra ti para que te sintas sozinha e insegura da tua realidade.

Os macacos voadores mostram que não são teus amigos. Agora que sabes disso, sabes também que não pode confiar mais nos macacos voadores. Para além disso, não precisa de te encontrar com os macacos voadores por amizade, lealdade ou confiança. Você deixou de partilhar e dar energia para eles.

E você?

Qual foi a estratégia que o abusador usou com seu macaco voador?

Susete Pasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.